Três lugares para visitar em Hong Kong: Louise Bourgeois, Julio Le Parc, e David Altmejd
top of page

Três lugares para visitar em Hong Kong: Louise Bourgeois, Julio Le Parc, e David Altmejd


Visualização da instalação “David Altmejd The Vibrating Man” em White Cube, Hong Kong. © DAVID ALTMEJD / FOTO: © WHITE CUBE (KITMAN LEE)

No espaço finito da densa e povoada ilha de Hong Kong, não há onde construir. Mas existe uma metrópole verticalmente definida em torres, onde os concessionários estão ligados a seus vizinhos por meio de escadas e elevadores de alta velocidade.


No Centro, o distrito financeiro da cidade no norte da ilha, o número de galerias "blue-chip" vem crescendo ano após ano. Gagosian fixou residência no Pedder Building em 2011, e Pace abriu no próximo edifício Entertainment em 2014. A conclusão da torre H Queens trouxe Hauser & Wirth, Zwirner e um segundo Pace para o bairro em 2018. Este ano, Lévy A Gorvy se juntou ao mix, inaugurando seu primeiro espaço na Ásia, na base do St. George's Building.


Essas galerias estão convenientemente empilhadas perto da Art Basel Hong Kong, tornando relativamente fácil vê-las todas em uma tarde. Abaixo, três shows para não perder - todos com trabalhos de artistas que são artistas em Hong Kong pela primeira vez.


1. “David Altmejd: The Vibrating Man” em White Cube


Presumivelmente, é o homem titular que aparece tanto como uma escultura em tamanho real e uma série de bustos ao longo dos dois andares da galeria, suas características tendo sofrido um tratamento cubista e se multiplicado por todo o corpo. Os olhos adicionais e os aglomerados de cristais embutidos em sua pele sugerem uma ascensão espiritual ou uma desintegração nervosa; os múltiplos cigarros que ele segura e as plumas de fumaça opaca que ele exala, mais as mãos sem corpo arranhando na parede da galeria, sugerem que a última condição é mais provável.


2. “Julio Le Parc: Light - Mirror” na Perrotin


Mobiles, pinturas e projeções no teto examinam a impressionante variedade de mídias diferentes que o célebre artista cinético usou para explorar temas de cor, movimento e luz. De acordo com o Instagram, o trabalho mais popular da série é a instalação selfie-friendly.



Louise Bourgeois, Sem Nome, 1998–2014. Hologram, 13 x 11 inches.

3. “Louise Bourgeois: My Own Voice Wakes Me Up” no Hauser & Wirth


Os habituais sentimentos arrebatadores que Bourgeois era tão perito em expressar - a frase “EXTREME TENSION!” No papel, ladeada por duas mãos arrastando impressões digitais de sangue de ambos os lados, por exemplo - estão todos nela, alguns de seus médiuns de marca registrada, como desenhos, pinturas e escultura suave. Mas também há inclusões menos conhecidas, como hologramas, que assumem a forma de imagens domésticas envoltas em iluminação vermelha, e braços de aparência muito realista, com veias pulsantes, agarrando-se e agarrando-se uns aos outros, esculpidos em mármore rosa.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page